SUGESTÕES AOS FAMILIARES PARA GARANTIR ATITUDES CONSCIENTES EM RELAÇÃO ÀS DROGAS:
Converse com seus filhos sobre álcool e drogas. Isso poderá ajudá-lo a mudar de idéia de que ingerir álcool, fumar e usar outras drogas é uma atitude normal e aceita.
1. Escute atentamente seus filhos.
Eles irão compartilhar experiências com você. Demonstre interesse e escute atenta e ativamente cada momento de sua fala.
2. Ajude seus filhos a se sentirem bem consigo mesmo.
Seus filhos se sentirão bem quando você elogiar seus esforços e vitórias. A autoestima deles será fortalecida se criticar suas ações e não a eles mesmos como pessoa.
3. Ajude seus filhos a desenvolverem valores firmes e adequados.
Se seus filhos possuem valores familiares, intelectuais, morais e éticos firmes e adequados, estarão fortalecidos e cheio de certezas para dizerem NÃO ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Eles não se deixarão levar pelo que dizem seus amigos.
4. Dê um bom exemplo sempre!
Hábitos e costumes que você tem a respeito do consumo de álcool, tabaco e outras drogas, influenciarão fortemente as idéias que seus filhos terão em relação a esse consumo.
5. Busque comparações positivas.
Relate a eles as histórias de sucesso e das atitudes de afirmação frente às dificuldades da vida.
6. Ajude seus filhos a superarem a pressão dos amigos.
Quando eles convivem com respeito, carinho e segurança, com autoestima elevada, terão mais possibilidades de manejar a pressão dos grupos de amigos com um NÃO firme e positivo às drogas.
7. Estabeleça regras familiares.
Estabeleça regras claras e especificas sobre o uso de drogas e o tipo de disciplina que receberá algum membro da família que se envolver com elas.
8. Incentive as atividades sãs e criativas.
O lazer, os eventos escolares extracurriculares, atividades religiosas, esportivas e sociais ajudarão seus filhos a combater a ociosidade e a prevenir o abuso de drogas.
ADOTE SEU FILHO ANTES QUE "ALGUÉM" O ADOTE.