Quem somos

 

A Instituição Cláudio Amâncio, ICA, é uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha com  prevenção, recuperação de dependência química e reinserção social. A missão fundamental da ICA é proporcionar recuperação às pessoas com transtornos decorrentes de uso ou abuso de substâncias psicoativas e do familiar em ambiente eticamente orientado.

 

Estabelecida na cidade de São Caetano do Sul, São Paulo, a ICA foi fundada pelo próprio idealizador, Dr. Claudio Amâncio da Silva em agosto de 1997. Esse psicólogo e psicoterapeuta, alguns anos antes, já desenvolvia um trabalho de recuperação com jovens dependentes químicos e alcoólicos em sua casa/consultório, por meio de um processo terapêutico individual e com a promoção de reuniões de autoajuda entre os dependentes.

Na ICA, o programa de recuperação combina princípios que regem os Doze Passos dos Alcoólicos Anônimos e do programa Amor-Exigente, os quais têm-se mostrado adequados no processo de recuperação de dependentes químicos, alcoólicos, denominados adictos e de seus familiares, também denominados codependentes.

A chave do programa é o grupo de apoio.  A ICA oferece todos os dias da semana reuniões para os dependentes químicos e para os familiares em salas separadas,  destinadas a acolher, estimular, ouvir, incentivar a abstinência, a mudança de hábitos e devolver a vida para todos os tipos de dependentes e seus familiares.

Atualmente, cerca de 500 pessoas são atendidas diariamente na ICA. Pessoas que procuram ajuda, que participam de reuniões diárias dos grupos de apoio para familiares e dependentes químicos em recuperação.

Os programas de prevenção ao uso de drogas são importantes no processo de recuperação. Promovemos, dessa forma, palestras em escolas, empresas e entidades, seminários temáticos e encontros anuais de grupos de apoio. A informação sobre a prevenção  ao uso e abuso de drogas, bem como temas sobre outros transtornos compulsivos é levada ao ar em rede nacional por um programa semanal na TV NET CIDADE, o programa FAMÍLIA, que é apresentado pelo Presidente da ICA, o Dr. Claudio Amâncio.

A fonte de receita da Instituição Cláudio Amâncio  está baseada em doações recebidas, mensalidades de associados simpatizantes, eventos beneficentes e contribuição dos familiares. A ICA não conta hoje com subvenção pública em nível federal e estadual, recebe da atual administração da Prefeitura do Município de São Caetano do Sul o repasse de uma verba anual que representa cerca de 4% do  custo total anual da Instituição.

A ICA olha para o futuro tendo como principal meta promover uma vida saudável e equilibrada para todos aqueles que estão envolvidos em um processo de dependência e que, honestamente, desejem recuperação. Para isso, é fundamental a crença no trabalho de prevenção e recuperação. Para tanto, haverá continuidade e manutenção da prática dos objetivos de acolher o necessitado com amor e carinho, seja ele dependente ou familiar; promover uma rede de prevenção densa e organizada, por meio dos grupos de apoio e pela mídia. Ademais, serão priorizados recursos para a manutenção de ambientes físicos, com espaços seguros e acolhedores, que propiciem ao dependente e ao seu familiar  um processo de recuperação adequado.

(11)4224-2215 / (11) 4224-1770

(11) 99581-7287/ 94778-0070

Rua Antonio Bento, 104 - Bairro Santa Paula - São Caetano do Sul - SP - CEP 09520-050

Tratamento de Dependência Química - Drogas - Álcool - Internação - Sala - 12 Passos - Recuperação